CodeNewbie Community đŸŒ±

Bryan CorrĂȘa
Bryan CorrĂȘa

Posted on

Como estou estudando para ser desenvolvedor web? Meus pensamentos e meu processo de estudo.

Estudantes na biblioteca

Fonte: Unsplash

SumĂĄrio

Introdução

Presentation and problem statement

Dicas

Meu processo de estudo

ConclusĂŁo

Introdução

Estudar pode ser muito difĂ­cil, mas tambĂ©m Ă© gratificante. NĂŁo Ă© simples entender o que funciona para uma pessoa quando se trata de estudar. Algumas pessoas aprendem melhor lendo, ou vendo vĂ­deos, ou atravĂ©s de ilustraçÔes, ou de outras formas. O problema Ă© que muitas pessoas tĂȘm dificuldades quando tentam estudar, pois nĂŁo sabem o que fazer. Acredito firmemente que isto Ă© um reflexo da falta de autoconhecimento e do pouco tempo que as pessoas passam tentando se conhecer e pensando nas coisas.

Com este problema em mente, estou escrevendo este documento tentando ajudar as pessoas com algumas dicas sobre "como estudar" e para mostrar o que faço no meu processo de aprendizagem.

Aviso: As tĂ©cnicas e processos que vou falar e mostrar neste texto funcionam muito bem comigo, mas nĂŁo Ă© garantido que funcionarĂŁo com vocĂȘ tambĂ©m. Portanto, preste atenção na primeira dica que serĂĄ dada mais adiante nesse texto.

Sobre mim e declaração do problema

Apresentação pessoal

Hello, World!Eu sou o Bryan, Engenheiro Bioquímico recém-formado que estå aprendendo desenvolvimento web front-end. Foram 14 dias até agora e estou gostando muito de estudar HTML, CSS e JS, assim como de fazer projetos.

Eu sempre gostei de estudar. Aprendi a ler aos 4 anos de idade porque gostava de quadrinhos. Recebi meu primeiro livro aos 6 anos de idade e desde então estou sempre lendo alguma coisa. Trabalho desde os 10 anos porque queria comprar meus próprios quadrinhos e livros (quem é do Brasil sabe que nossa realidade é um bem diferente). Então, levei comigo para o ensino fundamental e médio este prazer pela leitura, e desde meus primeiros anos no ensino fundamental era visível que eu gostava de aprender coisas novas. Mas não era simples descobrir o que funcionava para mim para potencializar e melhorar meu tempo de estudo.

Acredito que para a maioria das pessoas nĂŁo Ă© tĂŁo simples entender o que funciona para elas quando estamos falando de estudar ou aprender coisas novas. TambĂ©m acho que estamos vivendo em tempos complicados, em que as pessoas pensam que Ă© uma perda de tempo se vocĂȘ parar um pouco para pensar sobre sua prĂłpria vida. Geralmente, elas estĂŁo preocupadas em serem rotuladas como "nerds" ou "pessoas chatas" caso dediquem algum tempo para pensar, para se conhecer melhor, e acredito firmemente que a falta de autoconhecimento Ă© um dos problemas centrais na construção da sociedade moderna.

Bem, eu nĂŁo sou coach motivacional ou algo parecido, mas tenho uma novidades para vocĂȘs: VocĂȘ Ă© uma pessoa incrĂ­vel que Ă© capaz de coisas incrĂ­veis! VocĂȘ sĂł precisa conhecer-se melhor, aceitar quem vocĂȘ Ă© e trabalhar no intuito de ser uma pessoa melhor a cada dia de sua vida. VocĂȘ nĂŁo deve se comparar com outra(s) pessoa(s). NĂŁo Ă© justo com vocĂȘ porque vocĂȘ nĂŁo sabe o que essa pessoa fez para alcançar o que alcançou ou para ser quem ela Ă©. Sua histĂłria serĂĄ quase sempre muito diferente da histĂłria das outras pessoas, seu caminho serĂĄ quase sempre diferente do caminho das outras pessoas, e Ă© isso que torna cada ser humano Ășnico. VocĂȘ precisa se concentrar em ser uma pessoa melhor hoje do que foi ontem. Isso Ă© tudo! E Ă© isso que o(a) ajudarĂĄ, e nĂŁo se comparando com outras pessoas.

Dito isto, vamos começar com algumas dicas que eu acho que podem ser importantes.

Dicas

Dicas

1. Tente se conhecer melhor! Acredito que vocĂȘ viu essa chegando, hehehe. O que vocĂȘ pode fazer para isso? VocĂȘ pode começar o hĂĄbito de escrever no final do dia sobre coisas importantes que aconteceram em seu dia, como vocĂȘ se sente sobre situaçÔes especĂ­ficas, e assim por diante. Ou vocĂȘ pode simplesmente investir 10 minutos todos os dias para organizar seus pensamentos, para perceber o que estĂĄ acontecendo ao seu redor, para pensar sobre seus sentimentos. VocĂȘ precisa ter em mente que nĂŁo existe uma "maneira correta" de fazer isso. VocĂȘ precisa se conhecer melhor? Ou vocĂȘ jĂĄ tem um bom conhecimento sobre si mesmo? Bem, vamos ver... Faça a si mesmo estas perguntas: Eu sei de que tipo de coisas eu gosto? Eu conheço minha cor favorita? SerĂĄ que sei o que gosto de estudar? Ou ler? Ou de assistir? Como me senti quando vi aquela situação constrangedora? O que eu penso de mim mesmo? O que eu acho que as outras pessoas pensam sobre mim? Qual meu principal defeito/fraqueza? Mais uma vez, nĂŁo hĂĄ perguntas ou respostas corretas. Basta pensar em perguntas que possam lhe mostrar se vocĂȘ se conhece bem ou nĂŁo. Mesmo que vocĂȘ conclua que se conhece bem, sempre invista algum tempo todos os dias para pensar sobre o que estĂĄ acontecendo ao seu redor.

2. Tente investir algum tempo para entender a melhor maneira de absorver as coisas. Mais uma vez, acredito que vocĂȘ viu esta chegando! 😄 NĂŁo Ă© tĂŁo simples quanto parece. Como eu disse antes, hĂĄ muitas maneiras pelas quais as pessoas podem assimilar coisas novas. Algumas pessoas sĂŁo mais visuais, outras sĂŁo mais analĂ­ticas, e assim por diante. Cientificamente falando, a melhor maneira de aprender algo Ă© estimulando todas as partes do seu cĂ©rebro. Portanto, acredito firmemente que precisamos pensar que aprendizagem Ă© um processo, e nĂŁo algo isolado. No entanto, agora vocĂȘ precisa saber o que funciona melhor para vocĂȘ. Mas como vocĂȘ pode fazer isso? Bem, meu conselho Ă©: escolha um assunto simples e tente estudĂĄ-lo de muitas maneiras por um dia. Veja alguns vĂ­deos, leia coisas sobre o assunto, tente fazer alguns diagramas, desenhe algo, e o que vocĂȘ quiser fazer. Pode levar algumas horas, mas valerĂĄ a pena este tempo.

3. Gaste algum tempo planejando antes de executar. Acredito que tudo na vida pode ser mais fĂĄcil se planejarmos e estivermos preparados. Planejar Ă© bem fĂĄcil, mas estar preparado precisa de mais tempo do que apenas planejar. Pense desta maneira: planejar ajudarĂĄ vocĂȘ a estar preparado para qualquer coisa. Simples assim. Eu gosto muito de provĂ©rbios. Portanto, vou usar um para mostrar o que Ă© planejar e estar preparado: "DĂȘ-me seis horas para descer aquela montanha e eu passarei cinco construindo um trenĂł". NĂŁo seja a pessoa que tenta descer a montanha mesmo sem recursos para isso. Passe algum tempo construindo seu trenĂł (lendo, pensando, anotando seus pensamentos) antes de tentar qualquer coisa. Dez minutos gastos para pensar em uma solução podem economizar horas para resolver um problema.

OBS: O provérbio original fala sobre "derrubar uma årvore". Como estamos perdendo muitas årvores hoje em dia, decidi mudå-la para algo mais "amigåvel à natureza".

4. Sempre esteja naquele lugar. "Que diabos vocĂȘ estĂĄ tentando dizer, cara?"... Seu corpo, sua alma e sua mente compĂ”em quem vocĂȘ Ă©. Eles nunca devem estar em lugares diferentes. Se vocĂȘ estĂĄ estudando agora mesmo, sua mente precisa estar lĂĄ tambĂ©m. Desligue seu smartphone, desconecte suas redes sociais, desligue tudo o que possa desviar sua atenção. Deixe seu telefone ligado somente se vocĂȘ estiver enfrentando um problema mĂ©dico em sua famĂ­lia ou algo parecido. Qualquer outra coisa nĂŁo Ă© importante enquanto vocĂȘ estiver estudando! Tente encontrar um lugar tranquilo para estudar tambĂ©m. Tente evitar seu quarto, mas nĂŁo Ă© um problema se seu quarto for o Ășnico lugar que vocĂȘ tem. Se vocĂȘ tiver alguma dificuldade para se concentrar, tente ouvir mĂșsica lo-fi enquanto estiver estudando (claro, se vocĂȘ nĂŁo estiver assistindo a um vĂ­deo para estudar). VocĂȘ estĂĄ ansioso(a)? Tente um exercĂ­cio de respiração: inspire calmamente o ar pelo nariz enquanto conta atĂ© 10; depois prenda a respiração enquanto conta atĂ© 10 novamente; finalmente, expire calmamente a respiração pela boca enquanto conta atĂ© 10 novamente. Repita quanta vezes quiser/for necessĂĄrio. Mesmo que este exercĂ­cio ajude, procure cuidados mĂ©dicos para conhecer a essĂȘncia de sua ansiedade a fim de tratĂĄ-la e melhorar sua qualidade de vida. O problema nĂŁo Ă© ter algum problema emocional ou ansiedade... o problema Ă© nĂŁo saber a causa e nĂŁo tratar seu problema!

5. A Ășltima (mas nĂŁo menos importante) dica que tenho por enquanto Ă©: o tempo passarĂĄ de qualquer maneira! Algumas pessoas tĂȘm um "senso de urgĂȘncia" porque precisam estar no mercado de trabalho o mais rĂĄpido possĂ­vel. Eu sei disso porque estou enfrentando isso agora mesmo. Eu me formei como Engenheiro BioquĂ­mico em abril e estou procurando um emprego desde dezembro (quando fui informado no estĂĄgio que nĂŁo seria contratado porque haviam congelado as contrataçÔes). Estamos passando por tempos muito difĂ­ceis no Brasil. Preciso trabalhar, mas atĂ© agora nĂŁo consegui emprego. Fiz duas entrevistas, estou participando de algumas seleçÔes para Trainee em grandes empresas, mas nada ainda. EntĂŁo, comecei a estudar desenvolvimento web e nos primeiros dias pensei: "cara, estou perdendo meu tempo. Eu deveria estar trabalhando"... Entretanto, nĂŁo consegui nenhum emprego (apenas alguns "bicos" nos finais de semana para sobreviver, pagar minhas contas bĂĄsicas e ter algo para comer), e o tempo passaria ainda mesmo se eu nĂŁo estudasse. Portanto, tenha isto em mente: o tempo vai passar, quer vocĂȘ estude ou nĂŁo. Portanto, dĂȘ um tempo para vocĂȘ mesmo e para sua mente (talvez eu esteja falando comigo mesmo agora, nĂŁo sei... 😁).

Meu processo de estudo

TĂ©cnica Feynman
Fonte: Kit Hindin website

Como disse anteriormente, estudar Ă© um processo (pelo menos na minha opiniĂŁo). NĂŁo acredito no estudo nĂŁo-ativo. Portanto, estou utilizando algumas tĂ©cnicas que usei na minha graduação, e isso foi muito bom para mim. Novamente, como eu disse anteriormente, este processo funcionou para mim, mas nĂŁo Ă© uma garantia de que funcionarĂĄ para vocĂȘ. Portanto, sinta-se Ă  vontade para testĂĄ-lo consigo mesmo e fazer as mudanças que quiser e que funcionem para vocĂȘ.

OBS: todos os exemplos serĂŁo sobre desenvolvimento web, pois Ă© o que estou estudando. Entretanto, como eu disse acima, usei estes mesmos passos enquanto estava fazendo minha graduação em Engenharia BioquĂ­mica. Portanto, vocĂȘ pode tentar reproduzi-los para qualquer assunto que quiser. É claro, algumas coisas mudarĂŁo para o seu contexto.

1. Escolha um horĂĄrio para estudar. NĂŁo importa que tempo ou quanto tempo vocĂȘ tem para estudar todos os dias. Apenas estude todos os dias*! Prefira o mesmo horĂĄrio de estudo todos os dias (por exemplo, das 20:00 Ă s 22:00 horas) para adaptar sua vida e sua mente a ele, mas se for impossĂ­vel para vocĂȘ, basta estudar diariamente, qualquer que seja o tempo que vocĂȘ tenha! No meu caso, estou estudando 4 horas por dia (19:00-23:00).

2. Escolha um assunto especĂ­fico. "Estudar CSS" Ă© um assunto amplo. Entretanto, "Estudar CSS Flexbox" Ă© um assunto bem especĂ­fico. Isto o(a) ajudarĂĄ a ter objetivos especĂ­ficos, o que ajudarĂĄ com o "senso de conclusĂŁo " e com o "senso de progresso ". Parece bobagem, mas Ă© realmente Ăștil porque vocĂȘ pode ver e medir seu progresso!

3. Escolha seu material de estudo. Depois de escolher um horĂĄrio para estudar e um assunto especĂ­fico para estudar, Ă© hora de ver o que vocĂȘ usarĂĄ para estudar. Isto Ă© muito pessoal! É aqui que entra o que eu disse antes sobre o que funciona para vocĂȘ estudar. Mais abaixo, detalharei mais neste texto o que uso.

4. TĂ©cnica Pomodoro. Esta Ă© uma tĂ©cnica de gerenciamento de tempo inventada por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Resumidamente, Pomodoro Ă© uma tĂ©cnica cĂ­clica onde se define um temporizador com um certo tempo para permanecer focado em uma determinada atividade (neste caso, o estudo). ApĂłs esse tempo, vocĂȘ terĂĄ uma breve pausa para fazer o que quiser. Na tĂ©cnica original, temos 25 minutos de trabalho com 5 minutos para uma breve pausa. Cada ciclo Pomodoro terĂĄ 4 Pomodoros, onde trĂȘs vezes vocĂȘ terĂĄ 25 minutos de foco e 5 minutos para intervalos curtos, e apĂłs o quarto perĂ­odo de 25 minutos vocĂȘ farĂĄ um intervalo longo (15 minutos no Pomodoro original). Como 25 minutos de trabalho Ă© muito pouco para mim, faço 3 Pomodoros com 70 minutos em cada ciclo, com dois intervalos curtos de 10 minutos e um intervalo longo de 20 minutos apĂłs o terceiro Pomodoro. Portanto, tenho um ciclo de estudo de 4 horas e 10 minutos.

OBS: Estudo 4 horas por dia porque realmente gosto de estudar e tenho todo o meu tempo noturno livre (exceto no fim de semana, pois faço alguns bicos para sobreviver). VocĂȘ nĂŁo precisa fazer o mesmo! Como eu disse antes, estude quanto tempo vocĂȘ quer/pode.

Pomodoro

Ilustração obtida em sketchplations.

5. Veja alguns vĂ­deos sobre o assunto. Aqui vocĂȘ tem duas possibilidades: comprar um curso (se vocĂȘ puder)/descobrir um curso gratuito, ou encontrar alguns vĂ­deos "independentes" (geralmente no YouTube) sobre o assunto. Qual Ă© a diferença? Um curso geralmente segue algum "currĂ­culo", e estudar com vĂ­deos "independentes" farĂĄ vocĂȘ seguir seu "currĂ­culo" pessoal (algo como um roadmap como este, por exemplo). No meu caso, eu estou seguindo um curso, mas tambĂ©m uso alguns vĂ­deos que estou encontrando no YouTube. O importante aqui Ă© que eu assisto aos vĂ­deos como se estivesse em uma sala de aula: smartphone desligado e tomando notas do que eu acho que Ă© importante.

6. Leitura. Como eu disse acima, eu assisto aos vĂ­deos como se estivesse assistindo a uma aula. Portanto, este nĂŁo Ă© meu "estudo" em si, mas uma introdução. ApĂłs a aula (vĂ­deo), eu leio algo sobre o que assisti. Novamente, smartphone desligado e completamente focado na leitura (ou pelo menos tentando 😁). No meu caso, eu gosto de materiais ilustrativos (posso dizer o mesmo sobre vĂ­deos). Gosto de desenhos, ilustraçÔes, grĂĄficos, muitas coisas de visualização. Eu tambĂ©m gosto de ler o texto com atenção. Colocar coisas ilustrativas e texto juntos me ajuda a criar analogias, a pensar em algo real, alguma aplicação real, e assim por diante. Confesso que Ă© muito difĂ­cil encontrar materiais de leitura e vĂ­deos como estes que eu gosto (porque 99% destes materiais sĂŁo "tradicionais"), mas sempre tento encontrĂĄ-los (mas nem sempre tenho sucesso). Enquanto leio, se leio sobre algo que tenho medo de esquecer, ou se vejo que algo Ă© muito importante para esquecer, tomo nota disso (como um "assunto chave").

7. Criação I: TĂ©cnica Feynman de Estudo. Feynman foi um brilhante fĂ­sico e professor. Ele era conhecido por seus alunos como "o maior explicador (the great explainer)". Ele dizia que vocĂȘ sĂł pode falar que entendeu algo se vocĂȘ puder explicar isso a uma criança a ponto dela entender. Com isto em mente, uma tĂ©cnica de estudo foi criada seguindo os princĂ­pios ensinados por Feynman. Portanto, este 7Âș passo Ă© sobre o ensino. Como nĂŁo tenho alguĂ©m para ensinar (ou pelo menos alguĂ©m que queira* ouvir falar sobre desenvolvimento web), pego um pedaço de papel e desenho as coisas, explicando-as a mim mesmo. Basicamente, a TĂ©cnica Feynman tem quatro etapas:

• Estudar: Posso dizer que os passos 1 a 6 cobrem isto.
    • Ensinar: aqui vocĂȘ ensinarĂĄ a alguĂ©m sobre o que vocĂȘ acabou de estudar.
    • Preenchendo as lacunas: enquanto vocĂȘ estiver ensinando alguĂ©m, quase sempre serĂŁo feitas perguntas. Com estas perguntas, vocĂȘ verĂĄ se vocĂȘ tem ou nĂŁo lacunas em seu aprendizado/entendimento. Mesmo que nenhuma pergunta tenha sido feita, vocĂȘ provavelmente sentirĂĄ quando tiver alguma lacuna. EntĂŁo, vocĂȘ voltarĂĄ ao seu material (ou encontrarĂĄ algo mais) para estudar e preencher essas lacunas.
    • Simplificando: para uma criança compreender um assunto, vocĂȘ geralmente precisa explicĂĄ-lo com palavras simples e de uma maneira simples. EntĂŁo Ă© isso que vocĂȘ vai tentar aqui: resumir as coisas em algumas palavras simples.
  8. Criação II: Preenchendo as lacunas. Continuando com a TĂ©cnica Feynman, posso sentir minhas lacunas e dĂșvidas enquanto explico a mim mesmo. Por isso, volto ao meu material de leitura ou vejo alguns vĂ­deos novos sobre isso para preencher essas lacunas. Simples assim...

9. Criação III: Simplificando as coisas. Aqui, abro um arquivo de texto para digitar, ou pego um pedaço de papel e começo a escrever sobre o assunto. Tento resumir o måximo que posso, sempre usando palavras simples. Mas vou melhorar esta etapa criando alguns vídeos, posts e textos que explicam o que estou estudando. Isso me ajudarå a terminar meu ciclo de estudos.

10. Criação IV: Projeto. Depois de todas as etapas acima e de alguns assuntos, crio um projeto para praticar o que aprendi. Na programação, apenas estudar não nos levarå a lugar algum. ALém disso, estou estudando desenvolvimento web, DESENVOLVIMENTO! Portanto, preciso desenvolver algo, como fiz quando criei o LinkHub para praticar um pouco de HTML e CSS båsicos. Nesta etapa final, sou livre para escolher o que eu quiser fazer!

ConclusĂŁo

Ufa! Acabei! Eu sei que foi um texto grande, mas eu o fiz porque acho que posso ajudar alguĂ©m com seu processo de estudo, jĂĄ que muitas pessoas tĂȘm dificuldade com isso e desistem de aprender coisas novas.

Se isto puder ajudar pelo menos uma Ășnica pessoa, eu ficarei muito feliz!

Até mais! o/

Fim

Top comments (0)